Inesquecível é um termo bem apropriado para definir a grande festa organizada pela Prefeitura de Coari para comemorar os 93 anos do município, que ocorre em 2 de agosto. Foram nada menos que oito dias de eventos artísticos, culturais, esportivos e de inaugurações públicas, que começaram dia 27 de julho e só terminaram dia 3 deste mês. E teve de tudo, dos mais variados espetáculos a oficinas de arte, competições náuticas com provas de canoagem e corridas de rabetas, corridas pedestre e de motocross, escolha da Miss e Mister Coari 2025, combates do Coari Champions 7 e do Rei do Tatame, com direito a presença do lendário Rogério Minotouro, ídolo do MMA e multicampeão.
Quinto município do interior amazonense em densidade populacional, com 73.820 habitantes (IBGE 2024) e segundo do Estado em arrecadação, Coari viveu uma espécie de “virada geral” nesse período festivo, com ocupação de seu anfiteatro e auditório central, de praças, centros culturais, ginásios e outros espaços com inúmeras atividades totalmente gratuitas para a população.
Inaugurações
A programação alusiva ao aniversário municipal foi aberta, em 27/07, com a entrega do Complexo Turístico e Cultural Pôr do Sol, na praia à margem do lago Coari, que ganhou urbanização, anfiteatro e outros equipamentos públicos para atividades de cultura, lazer e convivência.
A entrega do complexo aos coarienses foi feita por Adail Pinheiro e Emanoel Pinheiro, prefeito e vice-prefeito, e teve uma sequência de shows musicais com George Japa, Apriginho, Ray do Arrocha e No Sigilo.
E nos dias 2 e 3/08, com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil), do deputado federal Adail Filho e da deputada estadual Mayara Pinheiro, ambos do Republicanos, além de diversos vereadores, o roteiro incluiu a reinauguração do Mercado Municipal e da Feira do Produtor Rural, da revitalização completa das praças Naide Lins e União, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Maria Fernandes Dantas (Centro), Dra. Leny Passos (Itamarati), Dra. Luiza Tenório (Santa Helena), Luís Carlos Herval (União), Alvelos Dantas (Tauá-Mirim) e Dra. Eliana Feijó (Urucu), além da entrega da nova Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)
Já no sábado, 2, quando chegou, o governador Wilson Lima começou a maratona de inaugurações e assinaturas de convênios na Avenida do Futuro, com a autorização para trabalhos de recuperação da malha viária, iluminação pública, entrega do calçadão urbano e do sistema de sinalização vertical, da reforma e revitalização total do Ginásio Geraldo Grangeiro e de cestas básicas às comunidades ribeirinhas, além de equipamentos agrícolas.
O Palácio 2 de Agosto, sede da administração municipal, também foi entregue revitalizado, assim como a Nova Praça do Estudante (agora um espaço moderno e com acessibilidade), o novo prédio da Samic para atendimento aos idosos, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidades.
E na manhã de domingo (03/07), a extensa agenda de inaugurações teve sua última parte com a entrega da UBS e SPA Enedino Monteiro, no bairro do Pera, dos serviços de telessaúde e do ginásio poliesportivo Pedro Padilha, no mesmo bairro, finalizando com um novo caminhão do Corpo de Bombeiros de Coari.
Show de drones
Uma das surpresas da programação foi o colorido diferente do céu da cidade com um espetáculo de drones projetando imagens, grafias e símbolos dos principais pontos turísticos locais como catedral, auditório, escola Dirce Pinheiro, Base de Urucu, Cristo Redentor e outros, que surpreenderam os presentes no Centro Cultural e nos bairros próximos.
Com esse visual deslumbrante o público acompanhou a exibição do Parabéns Coari 93 anos.
Um verdadeiro balé que agradou a população, num espetáculo de luzes, cores, arte e tecnologia.
Foram 500 drones, em um espetáculo com mais de 10 minutos de duração, sincronizado em um show de luzes e cores no céu da Terra do Gás Natural, além da tradicional queima de fogos.
“Um show histórico e inédito em Coari com inovação e tecnologia para celebrar as nossas tradições e um novo ciclo de desenvolvimento, emocionando a todos”, comentou o Prefeito Adail Pinheiro.
Programação musical
O destaque na programação dos festejos, considerado como seu ponto alto foram as atividades no centro cultural e também no Anfiteatro.
A programação musical foi bastante diversa, com as apresentações de Guto Lima, Uendel Pinheiro, Nadson Ferinha, Matheus Fernandes, John Veiga, Meu Xodó, Salgadinho, Xiado da Xinela, Daniel Trindade, Forró Ideal, Banda do Popaye, Bokaloca e Eliana do Arrocha e outros.
Na última noite com mais de 20 mil pessoas no centro cultural, o espetáculo ficou por conta do show nacional de Patrick Araújo, Evoney Fernandes e David Assayag com itens do Boi Garantido e presença ilustre da cunhã ex-BBB Izabelle Nogueira.
Corrida Pedestre
Já tradicional na cidade, a Corrida Perdeste 2 de agosto, teve mais uma edição durante as festividades, organizada pela Secretaria de Esporte. O evento contou com uma quantidade significativa de atletas e participantes populares, tendo a largada no portal da Cidade e o encerramento no Pôr do sol.
Coari Champions 7
O maior evento de MMA realizado a céu aberto no país, que consolida o município amazonense como referência no esporte, uma verdadeira ferramenta de transformação social.
Coari Champions criado em 2018, é uma vitrine que revela novos talentos da Amazônia para o Brasil e para o mundo, a exemplo de Lucas Fenômeno e Milson Barão, além de outros não menos conhecidos.
O evento realizado do centro cultural, teve uma estrutura no padrão UFC e combates de alto nível, contou com a participação de grande público que foi assistir 11 combates no card, defesa de cinturões e disputa internacional entre Brasil e Colômbia que foi transmitida para todo o Brasil através de canais próprios para assinantes, além de cards preliminares com atletas de diversas cidades brasileiras e até de outros países, com a participação da lenda multicampeão Rodrigo Minotouro.
O destaque foi para o coariense Felipe Pereira que ganhou o cinturão-peso galo, Ronildo Cabral (cinturão peso médio) e Antônio César “The flash” e Adionei Maciel que derrotou o colombiano Roberth Batte que defendia invencibilidade na luta principal.