A área portuária do centro histórico de Manaus vem passando por acelerada revitalização, influenciada pelo projeto Mercado de Origem da Amazônia, em implantação no complexo da antiga Booth Line. Somente nesta semana o local abrigou dois grandes eventos, um dos quais aconteceu na noite desta quinta-feira, 28/11, quando o Club & Casa reuniu arquitetos e designers de interiores e exteriores no DW Talk 2024.
“O Mercado de Origem da Amazônia, que já está funcionando de forma embrionária com uma feirinha de artesanato e produtos alimentícios regionais, ocupará não só o lugar que um dia foi a Booth Line, mas todo o casario antigo entorno, um complexo de edificações de grande importância histórica para a cidade, que terá suas principais características preservadas e em perfeita fusão com o moderno”, explicou Elias Tergilene, presidente da Fundação Doimo, responsável pelo projeto.
Justamente por essas características, o Mercado de Origem da Amazônia foi escolhido para a edição 2024 do DW Talk: “Um espaço como este cabe para qualquer tipo de iniciativa, mas iniciar com arquitetura traz a mensagem ‘bem habitar’ que a sociedade precisa. Movimentos como este trazem memórias afetivas e um olhar diferenciado e apurado, além do conceito de ocupação de espaços abandonados como uma forma de ressignificar”, frisou o CEO do Club & Casa, Thiago Sodré.
Arquitetura e Design
A abertura do espaço também foi destacada pelo designer Edson Marques Soares que prestigiou o Talk. “Eu sempre tive a preocupação da retomada do centro histórico porque nas grandes capitais no mundo inteiro o centro histórico é muito valorizado, então eu acho que é muito importante a gente buscar essa história”, ressaltou.
Profissional convidado para compartilhar seu trabalho criativo à frente da Aimi Amazônia, o designer Eben Santana falou da importância do resgate e da valorização dos saberes ancestrais.
“Tem muita gente que tem o pensamento de largar o passado e pensar somente no agora, mas o olhar com cuidado para saber por onde nossos antepassados caminharam. Na infância eu tinha curiosidade de saber como este imóvel era por dentro, então eu vejo de forma maravilhosa a revitalização”, concluiu.