
O Telhadão da Maçonaria, na região central da cidade de Coari, ficou pequeno na noite de quarta-feira (21/08) para a massa humana que se concentrou ali no primeiro ato público da campanha de Adail Pinheiro (Republicanos) e Emanuel Pinheiro (União Brasil) aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município, que fica a 370 quilômetros de Manaus em linha reta.
Embalada pelo jingle “Volta Adail”, que remete às realizações do político nos dois mandatos anteriores (2001/2004 e 2005/2008) dele, a multidão mostrou que os outros três candidatos à Prefeitura local (Raione Cabral – Mobiliza, Harben Avelar – PMB e Josi Lopes – PT) enfrentarão uma batalha eleitoral muito difícil para tirar votos do velho cacique e reverter o que parece caminhar para uma vitória com larga vantagem sobre os demais concorrentes.
Junto com Adail e Emanuel, que são pai e filho, estavam a Maya Pinheiro, deputada estadual, o filho Adail Pinheiro Filho, deputado federal, e o sobrinho Keyton Pinheiro, atual prefeito do município. Além do clã, inúmeros líderes políticos e comunitários locais.
E a coligação político-eleitoral da chapa Adail/Emanuel, denominada “Coari rumo ao futuro”, que reúne os partidos Republicanos, PP, MDB, União, PSD, PSDB e Cidadania, coloca do mesmo lado os senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), e o governador Wilson Lima (União) os quatro maiores caciques políticos do Estado na atualidade, que caminham em direções diferentes com candidaturas na capital.
Para Adail, que fez uma intensa pré-campanha visitando diversas comunidades rurais e reunindo com lideranças comunitárias de várias partes do município para montar um programa de governo participativo, a eleição que se aproxima “será uma oportunidade de aprimorar ainda mais as conquistas obtidas até o momento e afinar a sintonia do Executivo e do Legislativo municipais com a população de modo geral e todos os segmentos sociais visando sempre desenvolvimento econômico, social e humano de Coari”.
Em entrevistas após o evento, Pinheiro ressaltou a felicidade que vivia por se colocar mais uma vez à disposição dos coarienses, com um enorme apoio popular e de grandes lideranças estaduais. “Vivi um momento especial nesta noite junto ao meu povo, com demonstrações de carinho e confiança que me motivam a realizar o maior e melhor de todos os meus mandatos”, registrou, agradecendo também pela parceria dos senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e Plínio Valério, do governador Wilson Lima, do deputado federal Átila Lins (PSD) e do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos).
“Esta noite, que já estava fantástica com a presença de toda essa gente maravilhosa, ficou fantástica com a classificação do meu Botafogo para as quartas de final da Libertadores 2024, desbancando o Palmeiras” comemorou Adail Pinheiro.
Curiosidade
Com exceção das capitais, Coari é única cidade do Norte, que o presidente Lula visitou três vezes durante os seus governos anteriores, por ocasião da construção do Gasoduto Coari-Manaus, e isso aconteceu justamente nas gestões de Adail Pinheiro.