Coari sofre com chuvas torrenciais, mas reação imediata da Prefeitura minimiza impactos

Da noite de sexta-feira (17/01) para a madrugada de sábado a cidade de Coari, situada no Médio Solimões e a 370 quilômetros de Manaus, enfrentou chuvas fortíssimas que causaram alagamentos em diversos bairros e deixaram centenas de famílias em situação de pânico. Mas o prefeito recém-empossado e sua equipe agiram com rapidez e, além de garantir apoio às pessoas afetadas, já adotaram iniciativas visando soluções estruturais e ações preventivas.

Logo nas primeiras horas da manhã de sábado o prefeito Adail Pinheiro (Republicanos) e vice-prefeito Emanuel Pinheiro (União Brasil) reuniram um comitê de emergência que inclui o engenheiro civil José Freire Lobo, secretário de Obras, vários outros secretários municipais e assessores, que visitou as áreas mais afetadas pelas chuvas torrenciais para avaliar os estragos e impactos, verificando a situação das famílias.

Além dos bairros União, Urucu e Tauá Mirim houve áreas do Centro bastante castigadas, como a rua Major Zeca e a Vila Progresso. Durante as visitas o prefeito informou às famílias que entre as medidas emergenciais de apoio a serem adotadas pela Prefeitura está um auxílio de custo, considerado essencial para a garantia da melhor assistência social possível a todos.

Como medida urgente e preventiva, Adail Pinheiro determinou à Secretaria de Obras a realização de serviços de dragagem e desassoreamento nos igarapés, em paralelo à desobstrução e limpeza de todos os bueiros e pontos de drenagem da cidade.

Outra medida anunciada pelo prefeito foi a convocação de uma sequência de reuniões técnicas para a criação de um centro de monitoramento e estudos climáticos, com a missão primordial de coletar informações de fontes especializadas para planejar ações preventivas, antecipando-se aos possíveis desastres.

“Os extremos climáticos, que antes eram uma raridade, hoje fazem parte da realidade até na área central da Amazônia. Recentemente tivemos uma estiagem que castigou principalmente a zona rural do município, isolando dezenas de comunidades. E agora as chuvas têm chegado com muita força na zona urbana, provocando estragos de toda ordem e exigindo a intervenção imediata da administração municipal”, disse Adail Pinheiro.

Ele antecipou que nas próximas semanas terá uma reunião com o governador Wilson Lima (União Brasil) para, entre outros assuntos, tratar sobre ações preventivas às enchentes e alagações, bem como ao extremo oposto, que são as estiagens.

“Da mesma forma, com ajuda do deputado federal Adail Filho (Republicanos), do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e do senador Omar Aziz (PSD), vamos solicitar agenda com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, visando aprovar projetos e captar recursos para essa finalidade, já trabalhando os projetos preliminares da construção do novo porto de Coari, que em breve será anunciado num plano de ação”, finalizou o prefeito.

 

Rádio Encanto do Rio