COLETIVO – Joãozinho Miranda se junta a mais cinco amigos para lutar por mandato de vereador

Joãozinho Miranda e Bancada: um coletivo na busca de uma nova experiência parlamentar.

As eleições municipais deste ano em Manaus verão, mais uma vez, uma candidatura coletiva na disputa por vaga na Câmara Municipal. Joãozinho Miranda e Bancada, do PRD, Partido da Renovação Democrática, é uma candidatura que junta seis pessoas de diferentes perfis no propósito de conquistar um mandato e assim experimentar um exercício coletivo da atividade legislativa.

Candidaturas coletivas não são exatamente uma novidade em Manaus. Somente na última eleição municipal (2020) foram três. E uma delas, composta somente por mulheres do PSOL, “bateu na trave” porque alcançou 7.662 votos e ficou em quinto lugar na classificação geral, mas não conquistou o mandato por falta de coeficiente eleitoral da chapa partidária.

Neste ano, porém, Joãozinho Miranda e Bancada prometem mudar a história, apostando nas experiências e potenciais de cada um dos componentes do grupo. A começar pelo próprio cabeça da “chapa”, que já foi vereador na legislatura 2013/2016, chegando à CMM com mais de cinco mil votos. E disputou outras eleições mantendo essa média.

Além de Joãozinho Miranda, que é graduado em serviço social e direito, com especialização em gestão de políticas públicas, compõem a bancada o empresário do setor de saúde Marcelo Rubim, que também exerceu mandato de vereador em Manaus e tem vínculos com o bairro Coroado – zona leste; o coronel-PM Ildemar Coutinho, bacharel em direito com especialização em segurança pública, morador do bairro da Paz – zona centro-oeste; o empresário, acadêmico de direito, gestor de logística e especialista em mecânica a diesel Anacleto Rabelo, morador do bairro Mauazinho – zona leste; a pedagoga com especializações em psicopedagogia e educação especial Renata Almeida Ferreira, moradora do bairro Campos Salles – zona norte, onde tem intenso trabalho comunitário voltado à defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e a psicóloga com especialização em análise comportamental Jussara Lira, que tem vasta experiência no atendimento ao idoso e no amparo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso grupo, como se pode ver, é bem eclético, com vasta experiência profissional e vivência social, militando em causas importantes e socialmente densas”, ressalta Joãozinho Miranda.

Propostas e compromissos

Com base nos campos de atuação dos membros da Bancada, entre as prioridades no possível mandato estão:
• reforço no atendimento a pessoas autistas com Síndrome de Down;
• alocação de recursos por meio de emendas parlamentares para a reforma da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam);
• gestões junto ao Governo do Estado para a doação, à Prefeitura de Manaus, do prédio onde funcionava a base de endemias do Alvorada 3 para a implantação de uma nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF);
• realização regular de mutirões de limpezas nas comunidades;
• construção de abrigos melhores e mais eficientes nas paradas de ônibus;
• alocação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para a continuidade do projeto de implantação de mão única em todas as ruas dos bairros Alvorada I, II e III e demais comunidades; e
• a titulação das terras dos bairros Nova Esperança I e II, Alvorada III, Redenção e bairro da Paz”.
• luta pela gratuidade no transporte público aos pacientes com lúpus; e
• contratação de pedagogos e psicólogos para as escolas da rede pública.

Sonho possível

“Nós temos o sonho de realizar um mandato adensado pela ação coletiva. E como disseram Miguel de Cervantes, John Lennon e Raul Seixas através da arte, em momentos e contextos diferentes da história, ‘sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade’ ou ao menos o começo da realidade”, registra Joãozinho Miranda.

Rádio Encanto do Rio