DESASTRE – Porto de Manacapuru desaba

Um deslizamento de terras ocorrido no início da tarde tragou boa parte do complexo do porto de cargas e passageiros de Manacapuru (a 87 quilômetros de Manaus), situado no bairro Terra Preta nesta segunda-feira, 07/10. Até o final da tarde não havia levantamento oficial sobre os números de mortos e desaparecidos, mas o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de pelo menos uma pessoa, até o momento não identificada.

A Prefeitura de Manacapuru emitiu nota informando que além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Serviço Móvel de Urgência (Samu) do município estão trabalhando no local.

As buscas em água estão a cargo dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que também está com especialistas no trabalho de resgate em situações de calamidade vasculhando os escombros em busca de sobreviventes e corpos de possíveis vítimas.

Administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), o porto de Manacapuru está em área bastante afetada pela seca do rio Solimões e talvez isso tenha fragilizado o local.

Segundo o superintendente estadual do DNIT, Orlando Fanaia, o desabamento na verdade aconteceu em um porto ao lado do terminal de passageiros do órgão, e isso causou o desmoronamento de parte da estrutura do porto público.

Nos vários vídeos feitos por pessoas que estavam por perto no momento do desastre é possível conferir a dimensão dos estragos.

Rádio Encanto do Rio