Vazante torna Igapó Açu um verdadeiro gargalo para o já precário tráfego de cargas pela BR-319

Neste momento, ainda no início da segunda quinzena de setembro, nível do Igapó Açu já está bem mais baixo do que no começo de novembro de 2023, quando foi feita esta imagem. (Foto: Osmir Medeiros)

O tráfego pela BR-319 está estrangulado na travessia no Igapó Açú, que fica a 260 quilômetros de Manaus, no território do município de Manicoré. A descida acentuada do nível do rio vai acentuando as dificuldades no trajeto do conjunto empurrador-balsa e tornando piores as condições das rampas de barro nos dois lados. Nos últimos dias, uma sucessão de eventos acidentais provocou a formação de filas quilométricas de veículos cargueiros, principalmente no sentido em direção à capital amazonense.

Ray Peixoto, vice-presidente da Associação dos Amigos da BR-319. (Foto: Kim Lee)

“Falar da precariedade da BR-319 é até redundância, porque a situação da rodovia é conhecida por todos. Clamar por socorro também parece ser inútil, porque estamos fazendo isso há décadas e nada acontece. Mas não deixaremos nunca de gritar, de expor a situação, de exigir soluções, porque é isso que nos cabe fazer, na esperança de que algum dia alguém nos ouça”, desabafa Ray Peixoto, vice-presidente da Associação dos Amigos da BR-319, entidade que entre outras coisas faz o monitoramento das condições de trafegabilidade em tempo real, por meio de inúmeros grupos de WhatsApp.

Antônio Sérgio, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Carreteiros Autônomos do Amazonas. (Foto: Kim Lee)

Já Antônio Sérgio Alexandre da Silva, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Carreteiros Autônomos do Amazonas (Sindiccaceam), chama a atenção para os efeitos da estiagem nos níveis dos rios da região, que prometem ficar muito mais dramáticos: “A navegabilidade está ficando crítica no rio Amazonas. A perspectiva é a pior possível, com tudo indicando que em no máximo 15 dias não será mais possível o tráfego de grandes cargueiros, que transportam acima de dois mil contêineres, até Itacoatiara. Isso obrigará o transbordo desses contêineres para embarcações menores, encarecendo fretes, atrasando entregas e tudo o mais”.

Novo apelo

Visando encontrar meios para minimizar o drama de caminhoneiros e de quem mais precisa trafegar pela rodovia, o Sindiccaceam prepara novo documento, com exposição de motivos, para entregar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nessa sexta-feira, 20/09, solicitando uma intervenção urgente no Igapó Açu, com máquinas e o que mais se fizer necessário para melhorar o quanto antes possível as condições da travessia na localidade.

“Não faremos nenhuma manifestação de caráter público dessa vez. Mas iremos em comissão ao DNIT para solicitar ações que entendemos necessárias e urgentíssimas para evitar que a BR-319 fique estrangulada de vez e o desabastecimento se torne uma realidade no Amazonas e Roraima”, informa Antônio Sérgio.

Rádio Encanto do Rio