Escritor Odenildo Sena volta a Manaus para lançar suas “Memórias de Menino”

Odenildo Sena, escritor paraense-amazonense que hoje mora em Portugal, volta a Manaus para lançar seu mais novo livro de crônicas, Memórias de Menino, uma obra memorialística que apresentará ao público local às 10h deste sábado, 17/05, no salão de eventos da livraria Valer Teatro, com entrada franca.

Nas páginas de Memórias de Menino, Odenildo revela um pouco de sua história de menino, criando uma conexão íntima com seu passado e com a memória coletiva de Manaus. Segundo o sociólogo Lúcio Carril, que assina a orelha do livro, o autor nos convida a passear de catraia pelo igarapé de São Raimundo, pelos bares e personagens do bairro, além de celebrar a bondade das mães que enfrentam a vida criando seus filhos com coragem e amor.

O próprio autor está empolgado com o lançamento, especialmente por estar quase oito anos longe de Manaus. “Estou numa ansiedade medonha! Quanto ao livro, penso que, da minha parte, coube escrevê-lo, o que eu tinha de dizer, eu disse. Agora, cabe aos leitores viajar pelas páginas e construir suas próprias projeções”, compartilhou Odenildo.

Ele explicou também que o processo de criação foi diferente do seu ritmo habitual. “Foi há cinco anos. O caminho seria outro. Continuaria tratando da minha vida, escrevendo semanalmente minhas crônicas, e só escreveria outros trechos para o projeto de memórias quando o menino dentro de mim chamasse. Sem forçar a barra. Às vezes, escrevia apenas um parágrafo e parava, por falta de inspiração. Depois de quase quatro anos, lendo, relendo e ajustando, consegui concluir o livro”, contou.

Especialistas como Allison Leão, doutor em Literatura Brasileira e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destacam a importância de Odenildo Sena na cena literária local. “Ele se consolida como um dos principais nomes recentes no gênero, extraindo sua poética da memória”, afirmou.

A coordenadora editorial da Valer, professora Dra. Neiza Teixeira, também enaltece a obra: “As crônicas de Memórias de Menino nos levam a refletir sobre nossas próprias raízes, ao mesmo tempo em que universalizam a experiência do bairro de São Raimundo e da infância de um menino que enfrentou a poliomielite, tornando-se símbolo de resistência e esperança. É uma leitura emocionante.”

Para o escritor Tenório Telles, o livro carrega marcas profundas das experiências vividas, das alegrias, fraturas e afetos que moldaram sua trajetória. “Memórias de Menino é um dos relatos mais comoventes da literatura contemporânea”, afirmou.

O livro já está disponível na Livraria Valer, com desconto especial até o dia do lançamento. O autor também fará uma sessão de autógrafos em Manaus, proporcionando aos leitores a oportunidade de conversar e compartilhar emoções.

Sobre Odenildo Sena

Natural de Santarém, Pará, Odenildo nasceu em 11 de fevereiro de 1951 e mudou-se para Manaus ainda bebê, onde viveu até 2017. Formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas, foi professor na mesma instituição e possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rádio Encanto do Rio